VIVA A LUTA PELA MORADIA!
Este final de semana foi de debate, diálogo e articulação sobre moradia digna e mobilização popular na 1ª edição do Congresso Estadual do MNLM. A atividade aconteceu na Escola Municipal Chico Xavier, em São Leopoldo, e reuniu representantes do movimento vindos de 12 municípios do Estado, inclusive de Sapucaia do Sul.
Foram discutidos eixos em torno da Luta pela Reforma Urbana, políticas sociais nos territórios, rumos do MNLM no RS e as diretrizes do movimento para os próximos 4 anos. Foi, ainda, eleita a Coordenação Estadual do Movimento e escolhidos delegados que representarão o Estado na Conferência Nacional que ocorrerá no mês de dezembro, em Brasília.
LUTA!
A luta para que todos os sapucaienses possam ter moradia digna e viver em um local com infraestrutura básica é uma das principais bandeiras do meu mandato. Em uma cidade como Sapucaia do Sul onde mais de 50% das áreas habitadas são oriundas de ocupações, pensar e estruturar a Reforma Urbana é URGENTE. Ainda temos muitos sapucaienses vivendo em situações PRECÁRIAS, SEM O MÍNIMO, E ISSO PRECISA MUDAR.
O direito à moradia está incluído dentre os direitos enumerados no artigo 6.º da Constituição da República, que são os direitos sociais, ao lado do direito à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à segurança, à previdência social, à proteção à maternidade e à infância e à assistência aos desamparados.
SAIBA MAIS:
O Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) é um movimento social brasileiro criado em julho de 1990, no primeiro Encontro Nacional dos Movimentos de Moradia. O objetivo central do MNLM é a solidariedade pelo espaço urbano, numa luta orgânica e única em conjunto com o MST – além da terra, luta pelo lote, pela casa, saneamento e demais necessidades da população. O movimento está organizado em 15 estados: Pará, Acre, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Tocantins, Paraná, Paraíba e Rio Grande do Sul.
#juntosconstruindoummandatopopular