SEGURANÇA EM PAUTA!
Participei na manhã desta sexta-feira, 14/04, em Porto Alegre da apresentação oficial da segunda fase do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci2) para o Rio Grande do Sul, com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Dino oficializou a entrega de 31 viaturas policiais e demais equipamentos de segurança voltados ao combate à violência contra as mulheres. Além disso, anunciou a disponibilização de bolsas-formação, com editais já publicados, no valor de R$ 900 mensais, para agentes de segurança. O Ministro garantiu, ainda, ao Governador Eduardo Leite a construção de uma Casa da Mulher Brasileira no RS, local que integra em um mesmo espaço, serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres.
Lançado em 15 de março, o Pronasci2 é um programa de fomento às políticas de segurança pública com cidadania. A ideia é articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, com enfoque nas áreas de vulnerabilidade social e com altos indicadores de violência; combate ao racismo estrutural e à violência de gênero; disponibilização de bolsa-formação para agentes de segurança; apoio às vítimas da criminalidade e políticas de cidadania, como trabalho e ensino formal e profissionalizante para presos e egressos.
Sapucaia do Sul já foi beneficiada com o Pronasci
Em dezembro de 2009 o então Ministro da Justiça Tarso Genro esteve em Sapucaia do Sul oficializando o Território de Paz na cidade, um dos braços do Pronasci na época. A região da Grande Vargas foi escolhida para sediar o território e receber projetos que objetivavam à cultura de paz. Entre os projetos desenvolvidos no local esteve o Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo), o Projeto Esporte e Lazer na Cidade (PELC) e o Mulheres da Paz. O foco foi levar conhecimento, oportunidade, formação e autonomia às mulheres e jovens, focados em uma cultura de paz e na prevenção da violência.
É o Governo Lula retomando programas importantes e essenciais para o desenvolvimento da nossa comunidade e o combate à violência.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
Durante a atividade desta manhã, o ministro falou sobre os casos e ameaças de violência nas escolas. Ele disse que o problema é de âmbito nacional e que o Governo Federal já notificou plataformas digitais onde há a circulação de conteúdos extremistas e frisou que “não existe liberdade de expressão para quem quer destruí-la”. Flávio Dino afirmou que mais de 100 pessoas já foram apreendidas ou presas por serem suspeitas de envolvimento nesse tipo de crime e que o Governo do Presidente Lula já destinou R$ 150 milhões para ampliar rondas e melhorar a segurança nas escolas.
#pronasci2#atilaandradevereador#juntosconstruindoummandatopopular#ptsapucaia#pt#ptrs#sapucaiadosulrs#sapucaiadosul