Em mais um encontro na tarde desta sexta-feira, 11, para definir o restabelecimento de água nas ocupações do Horto Florestal e José Joaquim, pouco se avançou. O problema segue. Na reunião desta tarde, que envolveu Prefeitura, nas presenças do Prefeito Volmir Rodrigues e do secretário municipal de Planejamento Urbano, Rafael Ströher; o Estado, na presença do Secretário de Obras e Habitação, José Stédile; moradores das duas ocupações, além de representantes da Corsan e Ministério Público, definiu-se pela criação de um grupo que realizará estudo para verificar a permanência das famílias nos locais, para só então iniciar a instalação da rede que levará água definitivamente para as torneiras das famílias. Importante ressaltar que o Ministério Público se comprometeu em não realizar qualquer ação de despejo nas ocupações. Participaram, também do encontro desta tarde, a deputada estadual Sofia Cavedon e a vereadora Gabriela Ortiz.
Uma nova reunião será agendada na Casa Civil do Estado para tratar do tema. Além disso, haverá uma Audiência Pública, organizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, no dia 28 de março, às 17h, no IFSul.
Seguiremos acompanhando este desfecho e pedindo para que o poder público se sensibilize com esta situação que só tem se arrastado há meses e que está trazendo sérios prejuízos para as famílias envolvidas.