Estive nesta tarde reunido com a Secretária de Saúde, Flávia Motta e com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Milena Weide, para tratar de assuntos envolvendo o atendimento em saúde dos sapucaienses.
DEMORA NOS EXAMES – Um dos principais assuntos da reunião foi a demora na marcação dos exames de sangue, urina, entre outros, nos laboratórios conveniados com a Rede Básica do município. Há casos que a marcação está ocorrendo para o mês de abril. Um descaso total com a saúde do sapucaiense que, precisa do exame para se tratar ou para ter um diagnóstico preciso da sua enfermidade. Segundo a secretária, até o final agora do mês de fevereiro serão realizados novos convênios com laboratórios com aumento do valor das cotas mensais, o que possibilitará aumento na realização dos exames e agilidade no processo. Estaremos acompanhando de perto para ver se de fato resolverá.
ALIMENTAÇÃO CAPS II – Os usuários do CAPS II seguem sem alimentação prevista em lei para tratamento na unidade! A situação se arrasta desde agosto de 2022. Já participei de algumas assembleias do CAPS e a situação está bem difícil tendo em vista que muitos usuários são acompanhados durante todo o dia na unidade e precisam da alimentação. A secretária Flávia informou que já existe nova empresa contratada para fornecimento dos alimentos e que falta apenas a assinatura do contrato que deve ser feito nos próximos dias. Também estaremos acompanhando de perto esta situação. Se só falta uma assinatura certamente esta semana será resolvido. Estaremos de olho.
POSTO SÃO CAETANO NA MESMA – A situação mais do que precária do posto de saúde São Caetano, no bairro Boa Vista, continua na mesma. Há mais de um ano o Prefeito Volmir Rodrigues foi até o bairro conversar com a comunidade e disse que providenciaria outro prédio para a unidade de saúde que está caindo aos pedações e totalmente insalubre, tanto para funcionários quanto para os usuários. Até agora nada. Segundo a secretária a dificuldade está em encontrar um prédio, no mesmo bairro, que possa ter os requisitos necessários para abrigar uma unidade de saúde. Se não há um prédio ideal, outra decisão precisa ser tomada com urgência! A comunidade da Boa Vista está esperando e irá cobrar a sua promessa, Prefeito!