SAPUCAIA SEDIA ENCONTRO DAS OCUPAÇÕES CONTRA OS DESPEJOS

Compartilhe !

Participei no início da tarde do dia 25 de abril, do Encontro das Ocupações contra os Despejos, no IFSUL, encontro que integra a programação da Missão-Denúncia de 2022 – Violação de Direitos Humanos e despejos no Brasil, promovida pelo Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) e Campanha Nacional Despejo Zero, juntamente com redes, entidades e movimentos populares regionais e nacionais. Participaram da atividade moradores das ocupações Horto Florestal e José Joaquim que expuseram as suas dificuldades e a luta diária de viver em um local sem infraestrutura, sem luz, sem água, sem acesso a transporte e atendimento à saúde e, ainda, com o medo constante do despejo.

Há famílias na ocupação José Joaquim, por exemplo, que estão sem água nas torneiras desde setembro do ano passado. Segundo relatos, a Prefeitura trata a situação com descaso e desrespeito e não dá o aval final para que a Corsan possa implementar o Programa Água, Vida e Cidadania no local e garantir o abastecimento para aquelas famílias.

‼️QUAL O REAL INTERESSE DO PREFEITO EM DEIXAR ESTES SAPUCAIENSES SEM ÁGUA?‼️

É justamente para ouvir a população e denunciar estas violações que acontece a Missão-Denúncia de 2022 – Violação de Direitos Humanos e despejos no Brasil. A comitiva passou por Campo Bom e São Leopoldo e, amanhã, estará em Porto Alegre. Na quarta-feira, 27, ocorrerá uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa onde serão levados os relatos dos sapucaienses. Está sendo montado, ainda, um relatório de denúncias que será utilizado para cobrar medidas do poder público sobre as violações de direitos destas pessoas e sobre os problemas urgentes que estas comunidades enfrentam.

✊Sigamos na luta!