Na tarde de hoje, juntamente com o deputado federal Marcon e moradores do bairro Capão da Cruz, estivemos no DAER conversando sobre a segurança na RS e cobrando agilidade para a construção das passarelas que faltam no trecho do município, além de outras obras de segurança.
Na reunião fomos recebidos pelo Diretor do DAER, engenheiro Ernesto Luis Eichler e pelo engenheiro civil Rodrigo S. Rodrigues, que nos informaram que as novas passarelas serão construídas em breve. Das três passarelas previstas no trecho de Sapucaia, apenas uma foi construída, no quilômetro 5.1. A segunda, que será erguida no quilômetro 2.5, com acesso pela Rua Tenente Timbaúva, no bairro Capão da Cruz, de acordo com Eichler será emitido empenho para início das obras ainda esta semana. Já a passarela prevista para ser construída no quilômetro 2.100, próximo ao acesso da Avenida Luiz Pasteur, acabou de sair da fase de conclusão do projeto e a previsão de saída do empenho será de cerca de 2 meses.
Além do balanço positivo sobre o cronograma de obras destas passarelas, formalizarei pedido ao DAER para a construção de mais uma passarela junto à UPA 24 horas. Muitas pessoas atravessam a rodovia, correndo perigo, para poderem ser atendidas na UPA. Tanto moradores de Sapucaia, quanto de Esteio.
Também estarei formalizando pedido ao Prefeito de Sapucaia do Sul, para a colocação de semáforo sob o viaduto que liga Sapucaia a Esteio. Um semáforo se faz urgente para controlar o trânsito e organizar a travessia de pedestres. Segundo o diretor Eichler a solicitação formal deve partir da Prefeitura.
Os moradores do bairro Capão da Cruz, Fabiane Fumagalli e Sadi Perini, acompanharam a reunião com o DAER e relataram o medo e os acidentes recorrentes no local. “Muita gente morreu e continua morrendo tentando atravessar a RS. Precisamos de mais passarelas e melhor sinalização”, disse Fabiane.
Seguiremos acompanhando estas obras essenciais para a segurança dos sapucaienses. Minha gratidão ao deputado Marcon que não mede esforços para ser o nosso interlocutor e por estar conosco nesta luta em prol da vida dos sapucaienses.