Na manhã desta terça-feira, 18, tivemos o Grande Expediente com a Secretária Municipal de Educação, Djoidy Iara Richter Felipin, para tratar de questões referentes ao retorno das aulas presenciais em Sapucaia do Sul, prevista para o dia 31 de maio.
Reafirmamos nossa posição de não retomada das aulas presenciais até que todos os professores e profissionais da educação estejam vacinados contra a Covid-19. Já encaminhamos nesta Casa Legislativa uma indicação para o Poder Executivo, para que utilizem as xepas (sobras) de vacinas para a vacinação dos educadores, a exemplo dos municípios de São Leopoldo e Esteio. Infelizmente não houve VONTADE por parte da Prefeitura de garantir a segurança dos nossos educadores para o retorno das aulas presenciais.
A Prefeitura, por meio da Secretária Djoidy, afirma que a retomada híbrida (modelo presencial e remoto) ocorrerá no final deste mês e, enfatizou que o Executivo está sofrendo pressão do Ministério Público para a retomada das aulas imediatamente.
Afirmou, ainda, que estão tomando TODAS as providências para garantir a SEGURANÇA, dos educadores e estudantes neste retorno.
PERGUNTO:
– COMO GARANTIR SEGURANÇA SEM VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM MEIO A UMA PANDEMIA QUE ESTÁ LONGE DE TERMINAR? INCLUSIVE COM RISCO DE UMA NOVA ONDA NO ESTADO?
Mesmo não sendo uma Audiência Pública, aberta a comentários gerais, a atividade contou com a presença do SINTESA. Pedi à mesa para que abrisse um espaço para o Sindicato, que representa a classe educacional na cidade, para fazer uso da palavra.
O pedido foi negado.
Lamentável o desfecho desta reunião e a decisão da Prefeitura.
Lamentável ouvir colegas “afirmando” que é possível o retorno das aulas presenciais com segurança.
NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE VOLTAR ÀS AULAS PRESENCIAIS COM SEGURANÇA SEM VACINAÇÃO DOS PROFESSORES.
VACINA JÁ PARA OS NOSSOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS!