TARIFA ZERO
O modelo de transporte público de Sapucaia do Sul, assim como de grande parte das cidades do Brasil, está defasado, com passagens caras, poucas linhas e veículos precários. Desde o início do nosso mandato estamos iniciando uma discussão da cidade sobre a Tarifa Zero. Um modelo de transporte público que possibilita, além do ir e vir das pessoas de forma gratuita, menos impacto ambiental e outros tantos benefícios para a mobilidade urbana como um todo.
O modelo de transporte coletivo no Brasil tem cerca de 75 anos, e a cada dia está mais esgotado. E quanto mais caótico o transporte coletivo se torna nas cidades, cresce o transporte individual e o seu valor; cresce a exclusão de trabalhadores e trabalhadoras, com relação ao direito de ir e vir, à mobilidade urbana, e ao direito previsto no artigo 6º da Constituição Federal: do transporte coletivo como direito social.
A lógica de raciocínio baseada apenas no custo operacional, tarifário, ou de subsídios com recursos públicos, deve ser substituída por uma nova ideia: a de uma tarifa gratuita e, com isso, inclusiva. No Brasil já são mais de 14 municípios com esta nova política de transporte coletivo. Cidades de pequeno a médio porte, como Maricá (RJ), Vargem Grande Paulista (SP) e Pitanga (PR), entre outras, vão aos poucos consolidando esta modalidade. Há muito ainda o que aprendermos sobre o tema, mas só aprenderemos se estivermos dispostos a abrir a mente e superar velhos conceitos. O mais importante é estarmos dispostos a lutar pelo direito de um transporte público gratuito para todos os cidadãos sapucaienses.
ALGUNS BENEFÍCIOS DA TARIFA ZERO:
– menos despesa para a população;
– acesso gratuito ao transporte coletivo, facilitando assim: a busca por atendimento em saúde e demais serviços;
– fomento ao comércio local;
– acesso às escolas que possuem Ensino Médio;
– melhora da mobilidade e no trânsito, com menos carros circulando;- menos impacto ambiental e poluição, com menos carros circulando, entre outros.
De minha parte, como legislador, contribuirei para uma ampla discussão sobre o assunto, através da organização de seminários, audiências, debates, com técnicos, pesquisadores, gestores e, principalmente, com a população, em busca da Tarifa zero para Sapucaia do Sul, e do transporte público como um direito social para os sapucaienses.
Queremos um transporte universal e irrestrito para todas e todos!
ASSISTA O SEMINÁRIO TARIFA ZERO NO TRANSPORTE PÚBLICO:
Acesse: https://fb.watch/iycyA6CZ0t/
SAIBA MAIS SOBRE A TARIFA ZERO:
Livro: Tarifa Zero: A cidade sem catracas [LEIA ONLINE]
ARTIGO IDEC: https://idec.org.br/artigo/tarifa-zero-avanca-na-europa-e-o-brasil