Na manhã desta segunda-feira, 29, estive reunido com o titular da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, Delegado Gabriel Borges, onde fui conhecer de perto a Sala das Margaridas e conversar sobre o trabalho da Polícia Civil nos casos de violência contra a mulher na cidade.
O espaço, recém inaugurado, visa oferecer às mulheres vítimas de violência, um ambiente mais humanizado e privativo para acolhimento e registro das agressões. Nota-se que o local foi pensado, também, para o acolhimento das crianças que possam estar acompanhando à vítima.
A Sala das Margaridas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e conta com uma funcionária responsável pelo atendimento. Além dela, outros cinco policiais se revezam no atendimento. Segundo o delegado, todos passaram por curso específico na Polícia Civil para o atendimento dos crimes relacionados à mulher, denominado como crime contra vulneráveis.
Conversamos sobre o crescimento dos índices de violência contra a mulher em Sapucaia e sobre o trabalho realizado em rede na cidade. O delegado disse ser essencial a parceria da Câmara de Vereadores para ações conjuntas. Coloquei o meu gabinete à disposição deste e de outros temas relacionados à segurança dos sapucaienses.
Além disso, frisei a necessidade de Sapucaia do Sul ter um plantão para atendimento aos finais de semana. Hoje, as ocorrências em sábado e domingo, são registradas na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DDPA), em Canoas.
SALA DAS MARGARIDAS – 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul
Rua Barão do Rio Branco, 378 – Bairro Santa Catarina.
ROMPA O SILÊNCIO. DENUNCIE O AGRESSOR!
CANAIS PARA DENÚNCIA
SALA DAS MARGARIDAS – 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul – 98600.3810
Coordenadoria da Mulher de Sapucaia do Sul – 99291.6346 (Plantão 24 horas)
180 – Central de Atendimento à Mulher
190 – Brigada Militar