AGENDA COM A SAÚDE SOBRE ATENDIMENTO NAS UNIDADES

Compartilhe !

A manhã desta terça-feira, 1º de fevereiro, foi de reunião com a Secretária Municipal da Saúde, Dra. Daniela Heuser, onde pudemos conversar sobre o atendimento nas unidades de saúde e outras questões envolvendo a saúde dos sapucaienses. Levei à secretária uma demanda da comunidade do Colina Verde sobre surto de carrapatos na Rua João de Barro. Carrapatos podem ser encontrados em animais, como cachorros, gatos e roedores, e podem ser portadores de bactérias e vírus bastante nocivos à saúde das pessoas. Infelizmente a Prefeitura não possui uma política de controle para estes casos devendo os moradores resolverem o problema em suas residências. Mesmo dizendo que a questão deve ser resolvida pelas famílias, a vigilância se comprometeu em ir até o local verificar o que é possível fazer.

Importante salientar que trata-se de um caso de saúde pública e que uma comunidade carente dificilmente terá condições de comprar sistematicamente remédios apropriados e manter o controle dos animais. Outra pauta que nos levou à Secretaria da Saúde é a falta de atendimento médico nas unidades. De acordo com a secretária, o cenário atual de pandemia mexeu com a organização do trabalho nas unidades. Sendo que muitos profissionais estão afastados por conta da Covid-19 e, por isso, as unidades estão priorizando o atendimento para as pessoas que chegam com sintomas respiratórios ou sintomas associados à doença. No entanto, a secretária disse que nenhum usuário deixará de ser atendido. Cada caso será avaliado na unidade de saúde pelos enfermeiros responsáveis e, se o caso for de urgência, haverá atendimento do médico do local.

Questionada sobre uma data prevista para a normalização dos atendimentos médicos, a resposta foi que esta normalização está associada ao fim da pandemia, ou seja, temos um bom caminho até os atendimentos voltarem ao normal. Lamentável.

Vamos para o segundo ano de pandemia desta gestão e a Prefeitura ainda não conseguiu criar alternativas para remanejar profissionais e não deixar faltar atendimento para a nossa população. Estaremos acompanhando.