No final da tarde de ontem, dia 6, participei de uma importante agenda em São Leopoldo na comunidade da Ocupação Steigleder. Na ocasião, o prefeito Ary Vanazzi assinou o documento de desapropriação da área que, agora, passa a ser do município de São Leopoldo. Com a assinatura as mais de 200 famílias que moram no local terão a garantia de que não serão despejadas. E mais ainda: o processo de Regularização Fundiária está mais próximo de se concretizar. Vitória das famílias que não mediram esforços para encarar a luta pela moradia e que encontraram no prefeito Ary Vanazzi o gestor que todos esperam: comprometido com a dignidade da sua comunidade.
Que bom seria se tivéssemos o mesmo olhar aqui em Sapucaia do Sul.
O mesmo comprometimento por parte da Prefeitura com as pessoas que moram nas ocupações, que sofrem diariamente com a falta de água, com a falta de estrutura e todo tipo de descaso. Estas pessoas moram nestes locais, não porque elas querem, mas porque precisam. Além disso, mais de 50% do município de Sapucaia do Sul é formado por ocupações, regularizadas ou não. Grandes bairros da cidade, em pleno desenvolvimento hoje, são oriundos de ocupações.
É preciso olhar com atenção para estes sapucaienses. Olhar e ouvir os seus anseios. Nosso gabinete seguirá dando voz e trabalhando em conjunto com estas comunidades que são peças fundamentais na construção e desenvolvimento da nossa cidade.