VITÓRIA DO POVO!
Parece que finalmente o drama das famílias sapucaienses que estão sem água desde o ano passado terá um fim. A meu pedido, juntamente com a vereadora Gabriela Ortiz, o Núcleo Mediar do Ministério Público recebeu, mais uma vez, as famílias da ocupação José Joaquim, na tarde desta quarta-feira, em Porto Alegre. A busca destes sapucaienses é para que se tenha uma definição de quem deve autorizar a Corsan a implantar o Programa Água, Vida e Cidadania na ocupação e, assim, que eles possam ter acesso à água.
Participaram também da reunião representantes da Secretaria de Habitação do Estado; Corsan; o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues; o secretário municipal de Planejamento Urbano, Rafael Ströher; o procurador-geral do Município, Tomaz Schuch e a deputada estadual Sofia Cavedon. Até o momento a situação do abastecimento de água na ocupação José Joaquim está num empasse, em meio a um jogo de empurra-empurra onde ninguém autoriza a Corsan a implantar o Programa Água, Vida e Cidadania no local. Mas parece que tivemos um desfecho positivo nesta tarde. Ficou definido que nesta sexta-feira, 6 de maio, será, então, definida a autorização para a implantação do Programa na ocupação José Joaquim para que esta comunidade tenha, finalmente, a sua água regularizada.
Outro ponto importante da reunião de hoje foi a palavra firmada do Prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, que assumiu que o Município irá ajudar na regularização fundiária desta área e que as famílias que moram no local permanecerão onde estão. Segundo o Prefeito, estas famílias não serão reassentadas e nem despejadas. Saí satisfeito desta Audiência, pois de todas as reuniões que tivemos com o Ministério Público e Prefeitura para tratar do tema, e foram muitas, esta avançou, uma vez que ficou definido que as famílias não serão removidas e que serão regularizadas e, ainda, que em breve terão, finalmente, água em suas torneiras.
Vitória da comunidade do José Joaquim que, unida, está lutando pela sua dignidade.
Seguiremos juntos, colaborando e apoiando esta luta!