Participei nesta manhã de um importante debate sobre violência contra a mulher, promovido pela minha colega vereadora @grabrielaortiz, alusivo ao Agosto Lilás – Campanha de Conscientização contra a Violência Doméstica.
A atividade contou com a participação da Coordenadora da Clínica de Saúde da Mulher – Clisam, enfermeira Zenahya Chagas e da soldado Cíntia, da Patrulha Maria da Penha de Sapucaia do Sul. Ambas falaram do cotidiano dos seus trabalhos envolvendo a busca pela saúde e bem-estar das mulheres sapucaienses e do enfrentamento à violência. Frisaram que a falta de informação e as dificuldades de acesso das mulheres aos serviços de saúde e segurança, são os principais empecilhos na luta contra a violência da mulher e violência doméstica como um todo.
Essencial este debate e importante frisar que nosso mandato está junto com todas as mulheres na luta contra o machismo e contra a violência, inclusive já encaminhamos ao Prefeito Projeto de Lei que Institui o Programa de Combate ao Machismo e a Violência Contra as Mulheres no Município de Sapucaia do Sul.
Além disso, com nossa indicação para Implantação da Tarifa Zero na cidade, se acolhida pelo Prefeito, resolveríamos o problema da dificuldade de deslocamento das pessoas para assessarem os serviços, tanto de saúde como de assistência social, cidadania, segurança, entre outros.
Importante, ainda, salientar que nas próximas semanas entrará em votação nossa indicação de lei para que as escolas do município desenvolvam o Programa Um Bebê em Minha Vida, com o intuito de trabalhar a questão da gravidez precoce, levando informação aos nossos jovens.
A INFORMAÇÃO e a facilidade de ACESSO aos serviços, são as chaves para acabarmos com a violência, com o machismo e com a falta de cuidados. Infelizmente os demais colegas vereadores não estiveram presentes neste importante debate. Parabenizo, mais uma vez, a vereadora Gabriela Ortiz pela iniciativa e somos parceiros desta e de outros pautas que visem a segurança das nossas mulheres, crianças e adolescentes.