Nesta quarta-feira, 24, ocorreu na Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul reunião, através de videoconferência, entre o secretário municipal de Obras, Alexandre Manoel da Rosa e Cristiano Pires, representante da RGE Sul. Na pauta, as constantes reclamações em torno dos serviços de iluminação pública em Sapucaia do Sul.
Questionei o representante da RGE sobre a questão das trocas de postes que, às vezes, ocorrem sem religarem a iluminação pública. Sobre de quem é a responsabilidade nestes casos, e o constante empurra-empurra na tomada desta simples decisão, enquanto a população fica no escuro.
O problema “apresentado” foi que o suporte/equipamento para reestabelecer a iluminação, fornecido pela Prefeitura, não se adapta ao poste novo, por isso da demora na conclusão deste serviço.
Sugeri o óbvio: que aja, um melhor planejamento com relação aos postes que serão trocados para que as equipes já saiam com os suportes e equipamentos adequados para que as lâmpadas sejam trocadas e ligadas na hora e, para que a população não fique mais no escuro, como vem acontecendo.
Além disso, questionei também sobre os danos que, muitas vezes acabam ocorrendo nestas substituições em tubulações da rede de esgoto (pluvial) que ficam sob o solo. Por vezes, canos são perfurados e postes concretados obstruindo as redes. Quem conserta? Quem se responsabiliza?
E por fim e, não menos importante, perguntei sobre um canal de comunicação direto entre a Prefeitura, Legislativo e a RGE. Porque é visível a falta de acesso entre a prestadora de serviço e o Poder Público.
A reunião foi muito proveitosa, e tanto a presença do secretário municipal, quanto do representante da RGE, Cristiano Pires, foram esclarecedoras para que possamos dar retorno à nossa comunidade.
Estamos acompanhando.